Conclusão / Iza e João
Dicas na Postura da Coluna Vertebral

Guia Saúde e Computadores

Bem-vindo!
Este guia poderá ajudá-lo a usar o computador de maneira confortável e produtiva. Poderá ajudá-lo também a reduzir o risco de lesões ou doenças descritas na seção Aviso sobre danos à saúde.
O guia contém cinco seções, sendo que cada seção pode ser acessada da parte inferior de cada página.

1. Aviso sobre danos à saúde
2. Faça pausas
3. Cuide de sua postura
4. Hábitos saudáveis
5. Trabalhe no seu ritmo

A leitura deste guia é rápida, mas os benefícios podem permanecer por muito tempo.

O uso de um teclado ou mouse pode estar associado a lesões ou doenças graves.

Ao usar o computador, assim como em outras atividades, você pode sentir um desconforto ocasional nas mãos, nos braços, nos ombros, no pescoço ou em outras partes do corpo. No entanto, se sentir um desconforto contínuo ou repetitivo, dor, latejos, formigamento, dormência, sensação de queimadura ou rigidez, NÃO IGNORE ESTES SINTOMAS. CONSULTE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE ESPECIALIZADO IMEDIATAMENTE, mesmo se os sintomas ocorrerem quando não estiver trabalhando no computador. Sintomas como esses podem estar associados a lesões ou doenças que causam dores e, às vezes, deficiências permanentes nos nervos, músculos, tendões e em outras partes do corpo. Essas doenças ósseo-musculares incluem a Síndrome do Túnel Carpal, tendinites, tenossinovites e outras enfermidades.
Enquanto os pesquisadores ainda não forem capazes de responder a várias perguntas sobre doenças ósseo-musculares, há um consenso geral sobre o fato de que muitos fatores podem estar associados à sua ocorrência, incluindo doenças, estresse e a forma de lidar com ele, saúde geral e como o corpo é posicionado e usado durante o trabalho e outras atividades (incluindo o uso do teclado ou do mouse). Alguns estudos sugerem que o período de tempo no qual se usa um teclado também pode ser um fator determinante. É possível encontrar algumas diretrizes que podem ajudá-lo a trabalhar de forma mais confortável com o computador e possivelmente reduzir o risco de doenças ósseo-musculares no tópico "Guia Saúde e Computadores" do "Guia do Usuário On-line" fornecido com o software contido em seu CD-ROM. Se não tiver o CD-ROM deste produto, você poderá acessar o "Healthy Computing Guide (Guia Saúde e Computadores)" em http://www.microsoft.com/hardware/. Se tiver perguntas sobre como o seu estilo de vida, suas atividades ou condição física podem estar relacionados às doenças ósseo-musculares, consulte um profissional de saúde especializado.
Para obter informações sobre como organizar sua estação de trabalho e desenvolver hábitos que podem ajudá-lo a reduzir o risco de adquirir doenças ósseo-musculares, leia este "Guia Saúde e Computadores". Devido à variedade de fatores que podem contribuir para o surgimento de doenças ósseo-musculares, este guia não fornece tudo o que você precisa saber para evitar ou reduzir as chances de adquirir uma doença desse tipo. Para algumas pessoas, seguir as sugestões apresentadas pode reduzir o risco de doenças ósseo-musculares. Para outras, pode não ser suficiente. No entanto, muitas pessoas obtêm um grande conforto e produtividade através das sugestões apresentadas a seguir. Lembre-se de que este guia não substitui consultas com um profissional de saúde especializado nem programas de saúde de sua empresa. Se tiver alguma pergunta sobre a relação entre seu estilo de vida, suas atividades e condições físicas e doenças ósseo-musculares, consulte um profissional de saúde especializado.
Aviso sobre danos à saúde - Cuide de sua postura -Trabalhe no seu ritmo - Faça pausas - Hábitos saudáveis
Cuide de sua postura
Manter uma postura confortável e saudável é importante, esteja você trabalhando ou se divertindo. A postura pode afetar não somente sua produtividade de forma geral, mas também influencia no seu conforto ao usar o computador e pode ajudá-lo a evitar doenças ósseo-musculares. Lembre-se de que mudar de posição durante tarefas longas também pode ajudá-lo a evitar o desconforto e a fadiga.
Ao trabalhar ou jogar usando o computador, adapte o ambiente e organize seus equipamentos de forma a obter uma postura confortável e relaxada. Como cada usuário tem um determinado tipo físico e ambiente de trabalho, torna-se difícil dizer exatamente como a sua estação de trabalho deve ser configurada para evitar desconforto. Contudo, as sugestões seguintes podem ajudá-lo a criar um ambiente mais confortável.
Para apoiar suas costas, lembre-se dos itens a seguir:
Escolha uma cadeira com um encosto para a parte inferior de suas costas.
Ajuste a altura da sua mesa de trabalho e da cadeira para obter uma postura corporal confortável e natural.


Para posicionar suas pernas de maneira confortável, lembre-se dos itens a seguir:
Retire qualquer objeto que esteja debaixo da sua mesa para permitir o posicionamento e a
movimentação confortável das pernas.
Utilize um apoio para os pés se não estiverem apoiados de forma confortável no chão.



Para alcançar objetos com mais facilidade e manter uma postura confortável para os ombros e braços, lembre-se dos itens a seguir:
Posicione o teclado e o mouse ou trackball na mesma altura, que deverá estar no nível dos
cotovelos. Seus braços devem estar relaxados em relação ao seu corpo.
Quando estiver digitando, posicione o teclado na sua frente com o mouse ou trackball próximo a ele.



Mantenha objetos usados com freqüência ao alcance dos braços de forma confortável.
Para manter os pulsos e dedos em uma posição adequada, lembre-se dos itens a seguir:
Mantenha seus pulsos retos enquanto digita ou utiliza o mouse ou trackball. Evite flexionar seus pulsos para cima, para baixo ou para os lados. Utilize as bases do teclado se isso for ajudá-lo a manter seus pulsos em uma posição reta e confortável.
Digite com suas mãos e pulsos sobre o teclado para que você possa usar todo o movimento dos braços para alcançar teclas distantes em vez de esticar os dedos.



Para minimizar a rotação e inclinação de seu pescoço, lembre-se dos itens a seguir:
Posicione o monitor na sua frente. Mantenha seus documentos na sua frente e posicione o monitor levemente para o lado, caso você consulte os documentos com mais freqüência do que usa o monitor.
Utilize um porta-documentos para posicionar seus documentos no nível de seus olhos.
Posicione a parte superior da tela próxima ao nível de seus olhos. Quem usa óculos bifocais pode precisar abaixar a tela ou consultar um profissional de saúde especializado para obter óculos adequados para trabalhar com computadores.

Para minimizar o cansaço dos olhos, lembre-se dos itens a seguir:
Posicione o monitor a uma distância de aproximadamente 50 cm quando estiver sentado de forma confortável em frente ao monitor.
Evite o excesso de luminosidade. Posicione o monitor distante de fontes de luz que produzam excesso de luminosidade ou use as persianas da janela para controlar os níveis de luminosidade.
Lembre-se de limpar sua tela. Se você usa óculos, limpe-os também.
Ajuste o brilho, o contraste e o tamanho de fonte da tela de forma que sejam confortáveis para você.
Trabalhe no seu ritmo
Forças físicas interagem continuamente com nosso corpo. Muitas vezes, pensamos somente em forças de alto impacto, como acidentes de trânsito, como ameaças à nossa saúde. No entanto, forças de baixo impacto também podem provocar danos à saúde, desconforto e fadiga se forem repetidas ou ocorrerem por longos períodos de tempo.
A seguir, são apresentados alguns tipos de forças de baixo impacto:
Força dinâmica ou força que você exerce através de movimentos. Por exemplo, pressionar teclas ao digitar ou clicar com os botões do mouse.
Força estática ou força que você mantém por um certo período de tempo. Por exemplo, segurar o mouse ou o gancho do telefone.
Força de contato ou pressão que ocorre quando você apoia em uma borda ou superfície rígida. Por exemplo, apoiar seus pulsos na borda da mesa.
A seguir, são apresentadas sugestões para reduzir os efeitos das forças de baixo impacto em seu corpo:
Pressione as teclas levemente, mantendo suas mãos e dedos relaxados, já que é exigido um pequeno esforço para ativar as teclas do teclado. Além disso, faça movimentos leves ao clicar os botões do mouse ou ao utilizar um joystick ou outro controlador de jogos.
Evite apoiar a palma das mãos ou os pulsos em qualquer tipo de superfície enquanto estiver digitando. O apoio para os pulsos, caso seja fornecido, deverá ser utilizado somente nas pausas da digitação.
Relaxe seus braços e mãos quando não estiver digitando. Não apóie em superfícies rígidas como, por exemplo, a borda de sua mesa.
Movimente o mouse com a mão relaxada. Não segure o mouse com muita firmeza.
Ajuste sua cadeira de forma que o assento não pressione a parte de trás de seus joelhos



Faça pausas
Fazer pausas pode ajudar seu corpo a se recuperar de qualquer atividade, além de ajudá-lo a evitar doenças ósseo-musculares. A duração e a freqüência das pausas ideais para você dependem do tipo de trabalho executado. Interromper a atividade e relaxar é uma maneira de fazer pausas, mas também existem outras maneiras. Por exemplo, apenas alternar entre tarefas — parar de digitar e levantar-se para falar ao telefone — pode ajudar alguns músculos a relaxarem enquanto outros continuam a se movimentar.
Para variar suas atividades diárias e trabalhar de forma produtiva, lembre-se dos itens a seguir:
Planeje seu trabalho e lazer de forma que uma única atividade não seja executada por longos períodos de tempo.
Utilize diferentes dispositivos de entrada, como o mouse e o teclado, para executar a mesma tarefa. Por exemplo, para executar a tarefa de rolagem na tela, você pode utilizar a roda do mouse ou as teclas de direção no teclado.
Trabalhe de maneira mais eficiente utilizando recursos de software e hardware para reduzir o esforço aplicado às tarefas e aumentar sua produtividade. Por exemplo, você pode pressionar a tecla do logotipo Windows para abrir o menu Iniciar.
Aprenda sobre os recursos de software e hardware lendo as informações que acompanham os programas de software e os produtos de hardware.
Hábitos saudáveis
Um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a executar e aproveitar suas atividades diárias, incluindo o tempo gasto no computador.
Para manter uma vida saudável, lembre-se dos itens a seguir:
Siga uma dieta balanceada e descanse adequadamente.
Faça exercícios para ter um bom condicionamento físico. Lembre-se de que você deverá consultar um profissional de saúde especializado para ajudá-lo a escolher os exercícios ideais para você.
Aprenda a lidar com o estresse. Uma forma de diminuir o estresse no trabalho é organizar e planejar seu ambiente de trabalho para que o nível de ruídos e distração seja mínimo.
Consulte um profissional de saúde especializado se tiver alguma pergunta sobre a relação entre suas condições físicas e doenças ósseo-musculares. Enquanto os pesquisadores não forem capazes de responder a várias perguntas sobre doenças ósseo-musculares, há um consenso geral sobre o fato de que muitos fatores podem estar associados à sua ocorrência, incluindo doenças anteriores, diabetes, alterações hormonais (como, por exemplo, gravidez), artrites e reumatismos.
Aprender mais sobre sua saúde constitui uma etapa importante para trabalhar de forma mais confortável e produtiva com o computador. Sinta-se confortável com o seu computador


Uma proposta simples para acabar com o vício em computador

É possível transformar o computador em aliado no combate ao estresse? Dicas para o uso alternativo da informática.
Você e o seu micro
Apesar de o computador ter ajudado na solução de muitos problemas, também pode acabar criando outros. O ritmo frenético ao qual ele nos submete é um desses principais problemas. Aprisionar a nossa própria criatividade é outro. E tudo resulta em estresse. É possível instituir um boicote ao micro, para contrabalançar esses efeitos negativos? Tome coragem e você vai acabar se dando muito bem com a sua máquina. A primeira providência é não deixar o computador ligado 24 horas por dia. Caso contrário, você sempre terá um bom motivo para ficar hipnotizado na frente do monitor. Ligue o computador apenas quando precisar usá-lo para uma atividade específica: trabalhar, estudar ou se divertir. Se tiver um lap-top, não o leve sempre na bolsa. "Esqueça-o" de vez em quando, para tirar um dia de folga.
Abra brechas
Você passa o tempo inteiro conectado à Internet? Navegar na rede oferece um mundo atraente, cheio de experiências emocionantes... Faça o seguinte exercício: conecte-se à rede com um objetivo definido, como checar seus e-mails ou procurar alguma coisa específica. Quando tiver terminado, desconecte-se em vez de continuar "vagabundeando" pelo ciberespaço, como de costume. Mude drasticamente de atividade e saia para dar um passeio de bicicleta. Use os programas de desenho, e teste a sua habilidade em manejar o mouse. Se você não tiver talento com as formas, "pinte" sobre imagens já desenhadas, para aprimorar o seu senso estético. Ou então, tire fotos digitais de seu cômodo preferido e experimente mudar a decoração "recortando e colando" outras imagens, como se fosse uma colagem de papel.
Saia da rotina
Agora é a vez do som. Existem muitos recursos no computador que não são aproveitadose podem quebrar essa rotina cansativa. Use o microfone do PC para gravar contos para os seus filhos. Ou faça versões personalizadas de suas músicas preferidas. Divirta-se com as transformações no som, utilizando efeitos do programa para mudar o timbre da sua voz, a velocidade de gravação, etc. Acrescente mais pistas, improvisando instrumentos de percussão com objetos caseiros. E depois salve o resultado... para editar o seu primeiro CD solo! Com certeza, seguindo ou não essas sugestões, você acabará criando suas próprias idéias. Qualquer um pode se beneficiar dessas alternativas, para que o computador recupere sua magia e ajude a fortalecer nossa riqueza pessoal.


CONCLUSÃO

1º texto:

- Temos que ter uma boa postura na frente do computador, no trabalho ou em qualquer atividade que estivermos fazendo, pois isso influencia muito na nossa qualidade de vida e até na nossa saúde.


2º texto

- Temos que tomar cuidado, para não viciar na frente do computador, pois isso influencia na nossa saúde. Podemos fazer isso, evitando ficar 24 horas na frente de um computador, temos que ficar conectados somente quando necessario.
0 Responses

Postar um comentário