As indústrias no Brasil

Nas primeiras décadas do século XX a industria tornou-se uma realidade na vida de algumas cidades brasileiras. Então iniciou-se a formação da sociedade industrial brasileira, e dois novos agentes sociais surgem: o empresariado industrial e o operariado.
No interior daquela sociedade fundada na agroexportação, surgiu as primeiras industrias no Brasil. Em São Paulo, imigrantes chegaram ao Brasil com algum capital e muita disposição de ganhar dinheiro. Outros tinham origem na agroexportação e nas casas comerciais.
Os primeiros industriais tiveram vários problemas um deles foi a concorrência externa. Outro era a critica, feita por vários setores, de que a industria brasileira era “artificial”. Finalmente, os industriais enfrentavam a luta operária por melhores salários e condições de trabalho.
Em meio tudo isso, os empresários industriais trataram de criar associações de classe para a defesa de seus interesses. Naquele começo de século XX, destacaram-se alguns políticos e lideres de classes que defendiam, uma política governamental de amparo a industrias como forma de reduzir a dependência do país em relação aos capitais externos.
Os industriais tentavam convencer a sociedade de que seu capital, sua riqueza, era fruto de seu esforço pessoal, e não de privilégios governamentais. Eram divulgadas historias de imigrantes que aqui chegaram pobres e que, com seu suor, alcançaram o sucesso
.
Amanda Souza
0 Responses

Postar um comentário